Proposta pedagógica


O processo de aprendizagem visa comprometer o aluno na aquisição de conhecimento
A nossa proposta objetiva o desenvolvimento sistematizado da criança, buscando como ponto de partida a sua realidade. Este conhecimento é construído em conjunto entre alunos e professores.
Pensamos ser importante para o desenvolvimento integral da criança, trabalharmos atingindo seus diferentes aspectos: cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor, procurando estabelecer uma relação de integração do conteúdo, a fim de atender as necessidades das crianças, respeitando suas diferenças e aptidões.
Os diferentes aspectos do desenvolvimento da criança são trabalhados a partir das atividades propostas pelo programa da Escola e sua aplicação. Nessa aplicação, as atividades pedagógicas proporcionam também a adaptação e a integração delas no grupo e espaço escolar por meio de atividades pedagógicas que propiciam a sua adaptação e envolvimento através de atividades e vivências, respeitando sempre a singularidade dos alunos.
O processo de aprendizagem visa comprometer o aluno na aquisição de conhecimento. Dessa forma, o aluno fica co-responsável pelo seu processo de aprendizagem e responsável pelos seus desejos.
A base da metodologia de ensino será sempre um projeto construído, onde a criatividade e a ludicidade estejam presentes; os conteúdos são estruturados observando a horizontalidade da evolução do aluno ao longo dos períodos.
Acreditamos que dessa forma desenvolveremos nas crianças suas capacidades e potencialidades para viverem com harmonia no mundo que as cerca.
0 a 3 anos
Propiciamos um ambiente agradável, amplo e adaptado à faixa etária, para que assim nossas crianças possam ampliar vivências e fazer descobertas que resultem em aprendizagem. Cada criança é acolhida afetivamente dentro de sua singularidade e necessidade individual.
O cuidado visando às necessidades básicas da criança caminha junto à promoção do desenvolvimento da independência e autonomia, junto ao trabalho pedagógico.
Propomos atividades dinâmicas e lúdicas, que abrangem esquema corporal, percepção visual, auditiva e habilidades motoras. O desenvolvimento cognitivo da criança inicia-se nos primeiros anos de vida e, nessa fase, ela já necessita de estímulos emocionais e psicológicos.
Incentivamos a interação com os pares e com adultos; vivências sensoriais; desenvolvimento das competências linguísticas; diferentes formas de se expressar: pela música, artes, histórias; percepção do corpo do outro e do seu
próprio corpo, avançando em suas habilidades e competências motoras.


4 a 6 Anos
Entendemos que as crianças desenvolvem suas capacidades de maneira heterogênea, portanto, criamos condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças. Buscamos a integração da criança por meio do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para continuidade do processo educacional.
Utilizamos no nosso dia-a-dia a Pedagogia de Projetos, que consideramos muito importante, na medida em que as crianças conseguem articular os saberes escolares com os saberes sociais. A criança passa a compreender o valor do que está aprendendo e desenvolve uma postura indispensável: necessidade de aprendizagem.
A brincadeira faz parte do nosso cotidiano, pois ajuda a construir o conhecimento e visa melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito, além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.
Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico.
Incentivamos a interação com os pares e com adultos para constituir um modo próprio de agir, sentir, pensar e se colocar; exploração e vivências; percepção do meio ambiente e cuidado com o mesmo; contato com diferentes
manifestações culturais; contato com diferentes gêneros literários; a realização de observações e investigações, sendo co-autora do seu aprendizado.
Ensino Fundamental I
Do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, preservamos o olhar individualizado sobre o processo de aprendizagem do aluno.
Proporcionamos condições aos alunos do Ensino Fundamental I para que vivenciem cada noção apresentada nas diversas áreas de ensino.
Buscamos o crescimento bio-psico-social dos alunos, estimulando-os a alcançarem o máximo de aproveitamento dentro de suas possibilidades. Oferecemos oportunidades de demonstrarem suas idéias, pensamentos, tendências e aptidões, por meio da atuação como elemento integrador do seu meio, que examina, cria, recria, vivencia e participa
de sua realidade por formas, sons, cores, movimentos, palavras, habilidades específicas e atos inerentes de cada situação.
No que se refere ao currículo do Ensino Fundamental I, este foi elaborado para desenvolver nos alunos capacidades e potencialidades de aprendizagem, de percepção, de consciência de si e do mundo, por meio da observação e experimentação, da formação de hábitos e atitudes, visando o ajustamento e a adaptação a partir de um processo de aquisição do conhecimento sistematizado ao longo do ano letivo.
O currículo foi traduzido por meio de atividades reais, concretas e globais adequadas às características evolutivas do aluno e de seu estágio de desenvolvimento bio-psico-social, de modo a permitir o atendimento das necessidades básicas de Ensino Fundamental I.
A metodologia de ensino-aprendizagem é planejada de forma integrada, em um processo que envolve os professores de todos os anos e disciplinas. Oferecemos um ensino no qual as crianças são incentivadas a buscarem a
excelência acadêmica.


Horário Integral
Visamos a formação integral dos alunos e, desta forma, aproveitamos ao máximo cada momento dos nossos alunos no ambiente escolar.
As atividades elaboradas para o horário integral são complementares e extremamente enriquecedoras, proporcionando um tempo de qualidade. São atividades de Coral, Culinária, Educação Alimentar e Reforço Escolar! Tudo com muitas atividades lúdicas, recreação e brincadeiras.
As refeições são saudáveis e balanceadas, com nossos alunos trazendo da horta alguns dos alimentos que serão consumidos! Nossos alunos colocam a “mão na terra”.
Funcionamos com a opção de horário integral (flexível entre 07:00h e 19:00h), respeitando o horário pedagógico.
• Agenda on-line com acompanhamento da rotina diária;
• Ambientes de recreação, aproveitando cada espaço preparado para auxiliar no desenvolvimento das crianças;
• Ambiente de relaxamento, para que as crianças aguardem o horário da aula descansando;
• Refeições balanceadas e livres de industrializados realizadas no refeitório da Escola;
• Reforço Escolar no horário da manhã;
• Atividades Curriculares, como: Bilingue, Biblioteca Interativa (Literatura), Matemática Financeira e Cozinha Experimental.